Obs. : Não contém publicidade remunerada.
Olá, boa tarde.
Hoje os Organismos Internacionais Regionais abordados serão da Ásia, assim como o post dos Organismos Internacionais com Foco na América Latina para os que interessarem-se pelo assunto click no link acima, são de suma importância para o entendimento das dinâmicas comercias, politicas e sociais da região.
Segundo o site da ASEAN (tradução automática do google):
A Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou ASEAN, foi fundada em 8 de agosto de 1967 em Bangkok, Tailândia, com a assinatura da Declaração da ASEAN (Declaração de Bangkok) pelos fundadores da ASEAN, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia.
OBJETIVOS E FINS:
Conforme estabelecido na Declaração da ASEAN, os objetivos e propósitos da ASEAN são:
1. Acelerar o crescimento econômico, o progresso social e o desenvolvimento cultural na região por meio de esforços conjuntos no espírito de igualdade e parceria, a fim de fortalecer as bases de uma comunidade próspera e pacífica das Nações do Sudeste Asiático;
2. Promover a paz e a estabilidade regional através do respeito permanente pela justiça e pelo estado de direito no relacionamento entre os países da região e a adesão aos princípios da Carta das Nações Unidas;
3. Promover a colaboração ativa e a assistência mútua em assuntos de interesse comum nos campos econômico, social, cultural, técnico, científico e administrativo;
4. Prestar assistência mútua na forma de instalações de treinamento e pesquisa nas esferas educacional, profissional, técnica e administrativa;
5. Colaborar de forma mais eficaz para a maior utilização de sua agricultura e indústrias, a expansão de seu comércio, incluindo o estudo dos problemas do comércio internacional de mercadorias, a melhoria de suas instalações de transporte e comunicações e a elevação do nível de vida de seus povos;
6. Promover estudos do Sudeste Asiático; e
7. Manter uma cooperação estreita e benéfica com organizações internacionais e regionais existentes com objetivos e propósitos semelhantes, e explorar todos os caminhos para uma cooperação ainda maior entre eles.
Países membros: Brunei Darussalam, Camboja, Indonésia, Laos- PDR, Malásia, Myanmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Vietnã.
Segundo o site da APEC (tradução automática do google):
A Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) é um fórum econômico regional estabelecido em 1989 para alavancar a crescente interdependência da Ásia-Pacífico. Os 21 membros da APEC visam criar uma maior prosperidade para os povos da região, promovendo um crescimento equilibrado, inclusivo, sustentável, inovador e seguro e acelerando a integração econômica regional.
Países membros: Austrália, Brunei Darussalam, Canadá, Chile, República Popular da China, Hong Kong, China, Indonésia, Japão, República da Coreia, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, As Filipinas, Rússia, Cingapura, Taipei Chinês, Tailândia, Os Estados Unidos, Vietnã.
Segundo o site da ACU (tradução automática do google):
A ACU foi estabelecida por iniciativa da Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico (ESCAP). A decisão de estabelecer a ACU foi tomada na Quarta Conferência Ministerial sobre Cooperação Econômica Asiática, realizada em dezembro de 1970, em Cabul. O Projeto de Acordo que estabelece a ACU foi finalizado em uma reunião de altos funcionários dos governos e bancos centrais realizada na ESCAP, em dezembro de 1974, depois que cinco bancos centrais (Índia, Irã, Nepal, Paquistão e Sri Lanka) assinaram o Acordo. Bangladesh e Mianmar foram os sexto e sétimo signatários deste Acordo. O Butão e as Maldivas assinaram o Acordo em 1999 e 2009, respectivamente, e o número de participantes da ACU chegou a nove.
Membros da ACU: Banco de Bangladesh, Unidade Monetária do Butão, Reserve Bank of India, Banco Central da República Islâmica do Irã, Autoridade Monetária das Maldivas, Banco Central do Miamar, Banco Rastra do Nepal, Banco do Estado do Paquistão, Banco Central do Sri Lanka.
Este post foi expositivo para indicar a quem tem interesse por onde começar a pesquisar sobre a região asiática, contudo vale ressaltar que os sites não estão no nosso idioma por isso o uso da ferramenta de tradução automática da página do Google Chrome pode ser bem útil para a compreensão.
Em breve teremos novas dicas. Se inscreva, curta, compartilhe para estar sempre por dentro das nossas publicações e comente se você gostaria que nós tivessemos um canal no Youtube para mais dicas, além do que você gostaria que abordassemos aqui, sua contribuição é de suma importância. Até breve!
Comments