Obs. : Não contém publicidade remunerada. Este é um texto de opinião particular do autor, lembrando que o objetivo desse post é apenas compartilhar experiências vividas pelo autor.
Boa noite. Hoje iremos conversar um pouquinho sobre a minha experiência pessoal na graduação, como fiz pra entrar na faculdade, como era minha relação com a turma e os professores, como foi o decorrer do curso...
Vamos começar pelo início então, eu escolhi o curso que iria fazer indo com minha turma do ensino médio conhecer uma aula experimental durante um dia de vários cursos dentre eles estava uma simulação de uma empresa júnior de Relações Internacionais, ao chegar em casa pesquisei mais sobre o curso, a grade de disciplinas, as oportunidades de trabalho para o internacionalista e me identifiquei.
Eu entrei na faculdade usando a nota do ENEM substituindo o vestibular, muitas faculdades usam dessa possibilidade como forma de ingresso. Como não possuía renda pra pagar as mensalidades à vista financiei por meio de um programa do governo o FIES o qual a minha mensalidade era 100% financiada pelo governo, o único pagamento referente que eu efetuava era a trimestralidade dos juros que são pagos no decorrer do curso até o termino do pagamento das mensalidades posterior a graduação.
Após entrar na faculdade logo tive um choque de "realidade" o universo universitário é muito diferente do universo que eu estava acostumada no ensino médio. A liberdade na faculdade é muito acentuada por ser um universo que pede a maturidade do estudante e a diversidade presente é muito mais interessante quando comparada com a realidade do estudante de ensino médio da rede pública que apesar do empenho dos professores é uma educação muito precária. Durante toda a graduação percebi essa defasagem na minha educação e no meu conhecimento sobre matérias básicas, com meus colegas de turma que tiveram a educação em escolas da rede privada principalmente os que estiveram em escolas bem classificadas nas provas do MEC, com isso senti que estava sempre estudando em dobro para cumprir a carga das disciplinas do curso, mas estava determinada a concluí a graduação.
No início da graduação eu morava consideravelmente distante da faculdade, pois eu morava em um bairro de periferia do entorno chamado Mingone 1, Luziânia - GO e estudava na L2 Norte, Brasília- DF. Ainda fiquei percorrendo essa distância por aproximadamente 1 ano e 6 meses foi muito difícil acordar às 4 da manhã pra pegar dois ônibus para estar na faculdade às 8:30 da manhã, esse trajeto me causava extremo cansaço e interferia no meu aprendizado. Após esses 1 ano e 6 meses vim morar no DF e as coisas melhoraram consideravelmente, pois passei a acordar às 5:40 para pegar o ônibus e chegar na faculdade às 8:30, apesar de ainda ser muito cedo o trajeto era menor.
Há algo na faculdade que não é diferente dos demais ambientes que acabamos inseridos, as pessoas "encosto" que vão chegar em você querendo tirar proveito da situação sem ter mérito e participação. Sim, é exatamente o que você está pensando, aqueles colegas de classe que vão se acomodar e querer que você só coloque o nome dele no trabalho sem fazer nada. É ai que você tem que tomar cuidado criar inimizades no meio acadêmico é extremamente desaconselhável por que as chaces de você trabalhar em futuro próximo com essas pessoas é muito grande e o mercado de trabalho na sua competição insaciável pode te prejudicar e puxar o seu "tapete". Mas mesmo com esse risco você deve se posicionar e incentivar que todos os integrantes do grupo realizem as funções designadas, é interessante que os professores estejam cientes do andamento do desempenho do grupo nas atividades atribuídas. Tirando esse por menor que você vai encontrar em todos os lugares e que podem se tornar grandes dores de cabeça, a faculdade é um ambiente muito rico em aprendizado.
Os professores assim como no Ensino Médio são muito particulares em sua forma de lidar com a turma alguns são mais reservados outros mais abertos para a interação com a turma, mas diferente do ensino médio esses professores não se sentem obrigados a te ajudar a passar a qualquer custo, nesse ambiente você têm que se virar estudar por fora, ler os textos referentes as aulas com antecedência, para obter um bom rendimento. Alguns dos professores que estiveram presentes na minha graduação até hoje mantemos contato e com todos tenho profunda admiração profissional, além de uma relação cordial.
O Pós termino de uma graduação, também não é uma realidade fácil o mercado de trabalho é muito disputado e só a graduação por si só não ira garantir o seu emprego é necessário que você continue se especializando e realizando cursos complementares outro fator que é difícil de lidar e que geralmente é consequencial de você não está empregado, por que se você acha que já vai sair da faculdade empregado eu sinto te decepcionar, mas dificilmente isso vai acontecer. Por isso é importante que você converse com a sua família para que ela se acostume com essa possibilidade, por que a pressão social já sera imensa para que você seja imediatamente bem sucedido e você irá precisar de apoio de pessoas de sua confiança para lidar de forma saudável. A autopressão, também, é muito comum nessa fase e você precisa manter o equilíbrio para que não vire um problema emocional. Eu passei por todas essas fases no pós termino da faculdade e confesso que uma parte de mim ainda vive isso por que se inserir no mercado empreendedor é muito repleto dessa pressão.
A decisão de iniciar um empreendimento online teve forte influência do atual mercado de trabalho que se encontra em crise com poucas contratações e a necessidade de se manter ativa no desenvolvimento profissional. Mas isso é história para os próximos posts.
Bom esse foi o post de hoje muito mais íntimo que o habitual, mas, igualmente importante para quem está com curiosidade sobre o que pode ser a experiência de uma graduação é claro que essa é minha percepção e que cada um terá sua própria interpretação dessa jornada, por isso aconselho que se arrisquem nela porque vale a pena.
Em breve teremos novas dicas.
Se inscreva, curta, compartilhe para estar sempre por dentro das nossas publicações e comente se você gostaria que nós tivessemos um canal no Youtube para mais dicas, além do que você gostaria que abordassemos aqui, sua contribuição é de suma importância.
Até breve! Lembre-se você pode conseguir o tão almejado diploma, também então se dedique e se precisar de uma ajudinha .
Comments