Obs. : Não contém publicidade remunerada. Este é um texto de opinião particular do autor, lembrando que não sou psicologa e que é fundamental a presença desse profissional em empresas para auxiliar na dinâmica do ambiente de trabalho saudável.
Bom dia. Hoje nós iremos falar sobre o reflexo da vida pessoal na vida profissional que vai na contramão do praticado no mercado atualmente, pois acreditamos na visão do empreendedorismo humanizado. Como assim Elaine? O que você quer dizer com isso?
Ok, você não tá entendendo nada certo? Acontece que o cenário corporativo e profissional brasileiro se esqueceu que está lidando com Pessoas e não Máquinas nas relações diárias, apesar de que as máquinas e a inteligência artificial estão cada vez mais presentes no dia a dia, nós lidamos essencialmente com pessoas e isso deve ser a base dos relacionamentos seja nas relações profissionais seja nas relações pessoais.
Tudo bem, agora você está começando a entender o ponto, mas não entende o motivo dessa abordagem. Vamos esclarecer então. Ao observar com atenção a relação empresa - colaborador pode-se observar que se parece mais uma relação empresa - máquina (mesmo que o mercado não admita e seja até um tabu) . A empresa não se preocupa com a pessoa do profissional e isso é um erro astronômico por que se o seu profissional não estiver bem na esfera pessoal o profissional, também, não estará bem e isso refletira na sua empresa. Muitas empresas justificam esse comportamento afirmando que o colaborador deve ser profissional e separar as situações, o que é outro equivoco porque os funcionários são seres humanos e ao se reprimirem ocorrem reflexos no ambiente coletivo de trabalho que não são saudáveis e atrapalham diretamente no rendimento da sua empresa.
O objetivo desse post é esclarecer a importância de um ambiente de trabalho saudável não só fisicamente, ou seja, esterilizado e sim um ambiente de trabalho saudável psicologicamente. Esse tipo de ambiente não é benéfico apenas para os colaboradores, mas, para o rendimento das atividades diárias de forma fluida e leve.
Por isso venho pontuar a importância que a sua empresa tenha um profissional licenciado em psicologia ou uma parceria com o esse profissional para atender os colaboradores da sua empresa inclusive nas equipes de trabalho para a manutenção de ambientes saudáveis. Essa atitude irá ajudar a manter o equilíbrio e a estabilidade do rendimento da sua empresa, no auto-conhecimento dos colaboradores para com si próprios e o auto-conhecimento corporativo da sua empresa, dentre outras correções de hábitos negativos para a vida produtiva da sua empresa.
Agora que esclarecemos a importância do ambiente profissional saudável vamos fomentar a disseminação dessa nova conduta corporativa. Gostaria de disponibilizar-me para conversar e aprender mais sobre as condutas de Empreendedorismo Humanizado Empresa - Colaborador. Se você conhece literatura, filmes e empresas que praticam essa conduta compartilhe conosco nos comentários vamos interagir e compartilhar informações.
Bom esse foi o post de hoje muito mais intimo que o habitual, mas, igualmente importante.
Em breve teremos novas dicas.
Se inscreva, curta, compartilhe para estar sempre por dentro das nossas publicações e comente se você gostaria que nós tivessemos um canal no Youtube para mais dicas, além do que você gostaria que abordassemos aqui, sua contribuição é de suma importância.
Até breve!
Kommentare