Obs. : Não contém publicidade remunerada. Este é um texto de opinião particular do autor, lembrando que o objetivo desse post é apenas compartilhar experiências vividas pelo autor.
Bom dia. Hoje venho contar pra vocês o por que decidi que era hora de começar a empreender.
Bom logo após toda as dificuldades enfrentadas na minha graduação, assim como contei no post sobre a minha graduação, clique aqui se você ainda não viu, principalmente ao tentar colocação na busca por emprego com o mercado em crise demitindo mais do que contratando, em busca de profissionais mais e mais qualificados para serem mal remunerados, comecei a refletir sobre as possibilidades que teria.
Ainda cheguei a tentar alguns processos de treinamento para vagas de empregos nos quais as descrições durante a entrevista se enquadravam nas funções do cargo, contudo quando você era selecionado para iniciar o treinamento descobria que eles queriam economizar com mão de obra e explorar os trabalhadores que seriam posteriormente contratados exigindo que eles trabalhassem simultaneamente em diversos cargos que não se relacionavam diretamente, exemplo disto foi a experiencia de uma semana que tive em uma ótica de grande presença no Brasil inteiro cujo o treinamento para o cargo de recepcionista exigia do candidato segundo a vaga que ele exerce-se simultaneamente a função de recepcionista, barista, serviços gerais, e manutenção predial o qual para este último não era nem oferecidos equipamentos de segurança adequado. Isso provocou-me profunda inquietação e insatisfação com a forma que o mercado trata os seus colaboradores, sem nenhum apresso pelo ser humano que se candidatou aquela vaga por que está precisando, afinal quem que não esteja precisando vai permanecer nessa vaga? Percebi ainda que essa é uma forma de marketing negativo, por que eu por exemplo ao conhecer as práticas da empresa com o colaborador não efetuo mais compras nessa rede de óticas.
Antes disso durante a graduação me candidatei para uma vaga de operadora de telemarketing, como estagiária, para essa vaga também realizei um treinamento de uma semana o qual me chocou a forma com que eles operavam dentro do call center. Primeiro que haviam poucos funcionários maiores de idade com forte presença de estagiários principalmente nível médio, ao chegar lá você era introduzido aos textos padrões de oferecer os produtos com divisão de horário para os pacotes que deveriam ser vendidos, até ai tudo bem, mas quando entravam em contato com cliente é que estava o meu desconforto inicialmente você entrava em contato com o cliente se passando por funcionário de uma outra empresa convencia o cliente a contratar um pacote que não existia e que incluía o verdadeiro pacote a ser vendido e informava o que transferiria para outro setor para fechar a compra então o estagiário desligava e retomava contato dessa vez como funcionário da empresa que de fato representava para fechar o pacote, sendo esse ato repugnante, não o suficiente ainda eram se passados contatos para reclamações falsos como sendo os da primeira empresa a qual não tinha relação com a empresa de fato, certo dia antes de sair ouvi dois funcionários comentarem que a empresa principal que de fato os representava não poderia saber o que se passava e que um supervisor iria dali a poucos dias realizar uma inspeção então teriam que orientar aos estagiários que não realizassem a fase um da apresentação do produto naquele dia. Suspeito não acha? Assim que percebi a gravidade da situação que se passava ali interrompi o treinamento e fui embora assim como vários outros candidatos a vaga.
Depois de formada e analisando todo esse descaso com o colaborador de uma empresa e a forma desleal que este era tratado decidi começar a empreender por conta própria. Não foi a decisão mais fácil que tomei, pois, iniciar um negócio sem capital inicial é muito complexo e pode se mostrar um erro fatal se não houver determinação. Ainda estou em busca de colocação no mercado então não tenho como afirmar se me encontro como acerto ou erro fatal.
Você irá necessitar de capital para suas campanhas de marketing e impulsionamento nas redes sócias, na criação de um site, internet, manutenção de equipamentos eletrônicos, isso se seu negócio for apenas online. Isso irá ser primordial para você se destacar no mercado digital que cresce muito e esse crescimento te trará uma amplitude de concorrência, por isso uma opção interessante é que busque parceiros que tenham os mesmos ideais que você.
Outra dificuldade encontrada é a de manter se produzindo conteúdo regular interessante para o seu público alvo e fazer com que esse conteúdo chegue ao seu público é igualmente desafiador. Por isso é interessante que você entre em contato com empresas de marketing digital para te auxiliar na produção de conteúdo.
Contudo o objetivo principal que me levou a decidir empreender foi o de contribuir na priorização do ser humano seja como colaborador ou cliente tanto no mercado empreendedor em suas diversas facetas, como no dia a dia das nossas vidas pessoais. A humanidade vem se esquecendo do ser humano como ser e caracterizando-o como máquina, para essa prática dentro do seu empreendimento já fiz um post que menciona a importância da humanização do colaborador em Vida Pessoal X Profissional se você ainda não leu clique aqui.
Bom esse foi o post de hoje bem íntimo se você gosta desse tipo de conteúdo curta, compartilhe e comente. Se você acha que deveríamos criar um canal no Youtube para complementar comente. Não esqueça de curtir e compartilha, também na publicação do Facebook, Twitter ou Instagram que te trouxe aqui. Se inscreva aqui no site para não perder nossas dicas.
Por hoje é isso. Em breve teremos novas dicas. Até logo!
E não se esqueça "Fluoreça seu empreendimento mesmo na adversidade" (Elaine Luz, 2018) com perseverança os frutos viram.
Коментари